segunda-feira, 14 de março de 2011

Soneto da Separação


De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.


De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.


De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.


Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.


Vinicius de Moraes

Engraçado é isso mesmo o que aconte, não  mais que de repente e quando a gente menos espera algo acontece, as vezes o algo é bom, no entando o as vezes é ruim, principalmente quando a gente já está acostumado, então quando acontece alguma mudança parece que estão nos roubando o chão, tirando-nos até a alma. O que me deixa triste é que tudo no mundo está predispoto a uma separação, a morte nos separa da vida e a própria vida nos separa de outras vidas, mas o que podemos fazer para evitar a dor se certas separações não são esperadas? Não há o que fazer, há não ser se conformar, e aí está o mais difícil: como se conformar com uma separação que mesmo sendo inevitável a gente sempre arranja os "SE" para deixá-la evitável?
Eu não sei o que fazer e nem como fazer, não sei mesmo, queria uma receita, um remédio qualquer coisa que me livrasse dessa dor, que parece ser inevitável, e piora a toda vez que a gente se fala, porque percebemos que estamos distantes um do outro, que sentimos mais saudade do que queriamos sentir, que queríamos está perto um do outro mais não é possível. Uma dor que aumenta toda vez que nos falamos e criamos esperanças de um dia nos reencontrarmos, mas sabemos que esse reencontro é muito difícil, e ficamos pensando e se demporar demais?, e se você deixar de sentir o que sente por mim? Essa é a possibilidade que mais me doi, e se deixarmos de sentir o que sentimos um pelo outro? Como será?
Eu poderia deixar de falar com ele, para ver se a dor diminui, mas isso não acontece, eu já tentei, isso só serve para me fazer sentir mais saudade e saudade faz doer, doi porque eu sinto falta de tudo, doi porque não tivemos nem tempo suficiente para se acostumar com a idéia de separação, doi porque mesmo se tivéssemos tempo não iríamos nos acostumar.
Dizem que a dor é invitável e o sofrimento é opcional, mas não acredito nessa verdade, só acredita nessa verdade que mente para si prórpio, pois quem sente dor sofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário